terça-feira, 21 de agosto de 2012

CIENTISTAS EXPLICAM COMO ARMAZENAR DADOS NO DNA

Ta sempre esquecendo seu pen drive? Ou o HD externo de 1 TB já é pequeno? seus problemas vão acabar, no futuro todos os seus dados estarão armazenados no DNA, isso mesmo no DNA, é o que dizem dois pesquisadores da Universidade de Harvard. 
George Church e Sri Kosuri, estão estudando uma maneira de guardar até 700 TB em apenas 1 grama de DNA.



Em sua técnica, os estudiosos criaram uma forma de converter os dados digitais para linguagem biológica, em que os números binários passam a ter correspondentes entre os pares das sequencias de DNA. Assim o número 1 passa a ser identificado pelas sequencias A e C, enquanto os 0 por T e G. 
Como uma única celula de DNA pode armazenar até 220 milhões de pares, seu potencial é gigantesco para os padrões de hoje. "A densidade teórica de armazenamento do DNA é tão alta que apenas 4 gramas dele poderia armazenar 1,8 zettabytes, o total de dados que existiam no mundo em 2009", explica Kosuri. 
Entretanto, converter o conteúdo digital em uma linguagem biológica leva tempo, e não é nada simples, por exemplo, converter um arquivo de texto de 675 KB pode levar alguns dias, e ler esses dados, ainda não é simples. 
De qualquer maneira, isso não é um obstaculo para a ciência, que está evoluindo cada vez mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário